terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cantores e cantantes

Em Angola existem, PARA MIM, cantores e cantantes.

Pais grandes 

Waldemar Bastos (até o Libération concorda pah!)

Paulo Flores (Nossa!!! Até uma leiga de pouca - ou não tão pouca assim- idade, consegue acompanhar a evolução desde os tempos de "Menina Você Abusa" até aos hits como "Boda". Voz, coração, evolução - BOMBÁSTICO!)

Bonga (hum hum, hum! E mais não digo)



Melhores cantores da new generation


Matias Damásio (Conjuga bem a voz boas e as letras com algum sentido)

Yola Semedo (Gosto muito da voz dela, potência! E acho que nos últimos tempos maneirou nas roupas colantes...)

Yuri da Cunha (Show Man! Show!)

Anselmo Ralph (Tem voz, tem técnica, dentro do estilo dele tem aquele sei lá o quê no palco. Em matéria de charme, as fãs que andam a desmaiar nos shows dizem tudo. Só tem que ter atenção as letras... Ou sou eu que quero demais?)

Puto Português (uma das melhores mudanças de estilo de sempre!)

Pérola (Voz bem trabalhada com algumas letras com mensagem - só se eu for doida por exemplo)

Ary (Tem boa voz, só falta ter juízo. Isso de dizer que o outro lhe dá com a panela de sopa e no dia seguinte ela tá rija é o quê? Incentivo a violência doméstica! E o "escangalha"? Gosto muito da melodia, mas essa letra... melhor nem falar)

C4Pedro ( Tem boa vozê e nem sei mais o que falariê! Epah... isso e as parcerias a torto e a direito com o Big Nelo? Wá!!! Como o Calado Show cantou: "é melhor não, é melhor nãããããão!")

Daniel Nascimento (Gosto dele, Não anda aí a forçar as pessoas a levarem com ele! Malembe malembe, até tamos a perguntar com ele. Criou um estilo próprio, mix de Semba, Kizomba e Kuduro. Não tem Vergonha em palco, não tem frescuras com estilos. Gosto dele!)




Cantantes dignos de nota



Big Nelo (exemplo perfeito de como a pessoa pode dar cabo da "carreira" quando passa a cantar a  solo. Até acabar os S.S.P., acho que ninguém tinha notado o grau de mediocridade dele. Foi só sair: revelou-se! Carga negativa...)

Yola Araújo ( Mas não desiste só porquê mãe? Voz? não tem! Dinâmica? Nada! Presença? Rien! Estilo, também não! É o quê essa insistência?  Já me disseram que ela é boa com os business, não se torna agente de quem tem talento porquê? Mais valia...)

Coréon Du (Só consegui gostar de uma música dele, "Ilha" acho. Gira. O problema é mesmo esse é muito insonso. Falta sal, pimenta, jindungo  Vida!! A voz dele dá-me sono... Até pra cantar balada precisa de ter carisma, voz marcante. Ele tem meios mas ainda não encontrou o fim.)

Afrikanas ( São a prova de que em Angola não se valoriza a dança! Elas estavam muito bem onde estavam, a dançar. De repente, aparecem-nos nas vestes de cantantes, microfone em punho, roupas estonteantes e voz nula... Melhor ser cantante podre do que boa bailarina? É... parece que sim.)

Adi Lima ( É o que eu digo, o mal das pessoas é "sofrerem do mali da mana Madô"! Não é possível!! Você até estava a conseguir fazer a sua trajectória no entretenimento em tv, não fica já quieto? Não, quer ser cantor...)

The Groove ( É, assim como muitos outros, um caso igual ao das Afrikanas. Não sabiam como aparecer mais além do que já apareciam com as danças, resolveram cantar! O Fábio Dance já andou uns tempos com o Big Nelo pra cima e pra baixo nos palcos a fingir que cantava, depois enfiou-se entre os 3 e agora é isso... é mesmo pra sujar...)


Pra já só me ocorrem esses. Se me lembrar de mais, acrescento...


É sempre bom lembrar que isso é o que EU penso.







4 comentários:

STPnewsmagazine disse...

Disseste tudo! Seria brutal se este artigo chegasse até eles, nomeadamente, os cantantes! Já agora gostava de saber o que tens a dizer sobre a ou o Titica!lol

Edson Macedo disse...

Minha cara de facto estás bem nessa abordagem. Falta incluir nos que cantam, claro em minha opinião, o Gabriel Tchiema, o Jack Kanga, a Sandra Cordeiro, o Dodó Miranda, o João Alexandre e pela essencia e valorização a Banda Maravilha.
O Coreon Dú é tão nau que nem devia de estar em lista nenhuma. A Yola Araújo tem o q sempre achei em termos de música... NADA. Infelizmente enquanto se lidar com analfabetismo musica vamos ter os maus a sobrepore-se aos bons porque afinal os patrocínios são o que são e vale pelo que valem.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Interessante análise, digo eu