quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aldeia global

A certa altura do seculo passado, o sociologo canadense Marshall McLuhan resolveu cunhar uma expressao muito peculiar: aldeia global. McLuhan pretendia com esse conceito, explicar as alteracoes sociais que se davam com o advento das novas tecnologias. O canadense no entanto referia-se principal e constantemente aos efeitos da TV. Hoje nos sentinos esses efeitos principalmente por parte dos telefones moveis e da internet.
A principio a novidade causou estranheza a muito boa gente, eu incluo-me neste grupo, claro. Nao por ser boa gente, isso nao me cabe a mim dizer, mas por tambem ter estranhado o novo conceito. Nao conseguia perceber a ligacao entre a palavra aldeia, que na minha limitada cabeca so podia significar um pequeno agrupamento de casas, perdido em algum interior longinquo (andar de carro mais do que duas horas era sinonimo de lugar distante). Logo a questao que se levantava era: como eh que uma coisa tao pequena como uma aldeial, podia ser global? Afinal global vem da palavra globo, nesse caso o nosso, o planeta terra.
Ora, a mim o conceito parecia extremamente paradoxal e eu nao conseguia entende-lo de facto. Para nao parecer muito ignorante entre os amigos, mostrava-me sempre muito conhecedora da materia, “claro que eu sei o que quer dizer, so nao sei explicar de forma simples!” E eles ou acreditavam, ou fingiam muito bem. Com o passar dos anos la fui entendo o conceito. Compreendi que o mundo deixava de ser um planeta grande e passava a ser apenas uma vila, apartir do momento em que se conseguia estar em contacto com pessoas do outro lado do oceano, apenas atendo a uma chamada o clicando em algum tecla do computador.
Noticias que antes podiam demorar anos a chegar ao conhecimento das pessoas, com a invencao, primeiro do radio, depois da televisao e mais tarde da internet, em questao de minutos chegavam a todo o mundo. Eu acredito que nao foram so as inovacoes nas telecomunicacoes levaram a que actualmente esse conceito seja tao valido. Na minha opiniao, a globalizacao comecou muito tempo antes do advento da tv, a globalizacao comecou com a revolucao industrial ainda no seculo XVIII, afinal depois dela o mundo nunca mais foi o mesmo. A mecanizacao dos processos de producao levaram a mudancas a todos os niveis, que vieram culminar nesse novo mundo da nanotecnologia, microbiologia e outras inovacoes cientificas.
E esse discurso todo porque, pergunta-me-ao os leitores. Eh simples, encontro-me neste momento na Gambia, mas antes de ca chegar, ainda tive que passar por Addis Ababa, na Ethiopia e por Bamako, em Mali. Apesar de nos encontrarmos numa aldeia global, ainda nao nos nos conseguimos livrar das escalas... Em Addis Ababa a escala levou cerca de um dia e meio, o que me deu algum tempo para tentar conhecer e perceber a cidade. Num passeio pelas redondezas do hotel, encontrei um bar, desses que o brasileiro chama boteco, com posters de jogadores de futebol a porta.
Nada de estranho? Bem, os jogadores eram o potugues Cristiano Ronaldo e brasileiro Ronaldinho Gaucho. Em Bamako um jovem de largo sorriso em tom marfim, perguntava se alguem queria taxi. Nada de estranho nisso tambem, mas ele tinha vistido uma t-shirt da seleccao de portugal. Tudo isso pode ate ser normal numa aldeia global e nao causar estranhaza a muita gente, mas a mim ainda espanta. No entanto, acho que o meu maior espanto foi encontrar na Gambia pessoas que depois de saberem onde eu vinha me diziam: “oh, Angola? I watch Angolan TV here in the Gambia, Zimbo and TPA. I like your dance, kuduro”. Ora digam-me la se a isso nao se chama globalizacao?


Publicada no NJ122

Nenhum comentário: