terça-feira, 10 de setembro de 2013

Underground?

Domingo fui a um evento de hip hop, "Underground Shit", no Elinga. Eu cheguei tarde, mas mesmo assim ainda cheguei a tempo. Comprei alguns CDs da minha prima Mamy, The Miss Skills (comprem, está mesmo nice, não é por ser parente) e fiquei a conversa com alguns amigos que não via há algum tempo.

O evento começou mais tarde do que o previsto, mas lá começou. A plateia animou-se bastante e aplaudiu amplamente a actuação rouca do rapper Lil Jorge, o Protagonista. Confesso que o desconhecia, acho que é normal, porque não estou muito ambientada no submundo. Seguiram-se outros nomes, entre os quais  Sonopa, Concreto, Sanguinário, o meu amigo Flagelo Urbano que anunciou que está na fase final do seu próximo trabalho, "O Ermo". 

Sob o comando do kota Kool Klever a cena seguiu o seu curso e eu pude reparar em duas coisas. Primeira: o público do hip hop underground é cortês. A despeito dos palavrões a torto e a direito na músicas, o pessoal que assistia aplaudia com entusiasmo todos os que se apresentavam. um bom incentivo para quem estava lá pela primeira vez, e um alento para que já está na estrada há muito tempo! Gostei disso.

A outra coisa que pude perceber é que eu não entendo nada disso de underground. segundo o wikipédia (eu sei que há outra fontes mais fiáveis, mas eu gosto desta): Underground ("subterrâneo", em inglês) é uma expressão usada para designar um ambiente cultural que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da mídia. Também conhecido como Cultura Underground ou Movimento Underground, para designar toda produção cultural com estas características, ou Cena Underground, usado para nomear a produção de cultura underground em um determinado período e local.

Ora, quando um rapper que está vestido da cabeça aos pés com Jordans me apresenta rimas sobre o primeiro mundo que escraviza o terceiro, eu bloqueio. Escravatura por escravatura, ele já me parece escravo das marcas, dos modismos. Posso estar errada no meu modo de pensar. É bem provável que esteja... Mas pelo que eu percebi, metade ou mais do que metade dos que lá estavam nem devem entender o que quer dizer underground! Bom, agora está aí a definição...

Como era domingo e realmente não havia forma de me alongar no show organizado pela Kano Kortado Label, as últimas actuações que vi e ouvi foram as do Denéxl que depois chamou os restantes Invisíveis. O pessoal vibrou com eles e todos ficaram a saber que o álbum está  praticamente pronto, mas ainda não há data prevista para o seu lançamento. Cheguei a ver também o Andro Máfia, não conhecia mas gostei principalmente da atitude. A postura em palco foi de alguém que tomava posse do que era seu. Muito interessante. Saí sem ver o MCK, mas outras oportunidades surgirão, acredito.









Um comentário:

Unknown disse...

Simples, mais interessante. Espelha essencialmente o teu ponto de vista e gosto do facto de o teres exprimido porque eu, ligado ao hip-hop como rapper, não posso fazer estas críticas porque me chamarão de "hater", então só fico meu canto. Muitos putos precisam mesmo rever os seus conceitos controversos e infundados.
Beijinhos miúda!